Candomblé: Estigmas de uma religião.

Os orixás

Os orixás são os deuses da religião. A eles são atribuídos elementos da natureza e suas criações. Diferentemente das divindades cultuadas por outras religiões, os orixás tem personalidades comuns, e por essa razão passeiam entre o bem e o mal.

Cada uma destas divindades do Candomblé tem seu significado e seus simbolismos, como cores, comidas, pedidos e oferendas. No Brasil, a religião conta com 16 entidades principais, entre elas as mais conhecidas como Exu, Yemanjá, Oxalá e Oxóssi.

Os negros cultuavam os orixás, que segundo a tradição da cabaça, símbolo sagrado que representa céu e terra, sofreram, uma divisão em que no Orum (Céu) ficaram os orixás com Olodumare, deus criador de todas as coisas, e no Aiê (Terra), ficaram os seres. Segundo a tradição os orixás se sentiam sozinhos e pediram permissão a Olodumare que descessem até a terra em algumas ocasiões. Para isso, os membros do Candomblé fazem suas festas e rituais para receber os orixás na terra.

Um fato curioso sobre os orixás que ocorreu durante a vinda do Candomblé para o Brasil em seu período de intolerância foi a atribuição de certos orixás a santos católicos. Por meio de tais atribuições, os negros rezavam para seus deuses que estavam disfarçados de santos.

Todos os passos, crenças, preceitos, rituais e hábitos do Candomblé, são feitos seguindo a adoração de seus praticantes pelos orixás. Eles regem a religião em todas as suas formas. Os candomblessistas são muito tementes os seus orixás. Eles partem da premissa que qualquer pedido feito por eles, deve ser atendido de pronto.

Por: Felipe Xavier, Hudson Freitas e Natália Alvarenga

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: